EXCEL - AULA, ATIVIDADES, EXERCÍCIOS E PROVAS


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EXCEL

Excel é um programa utilizado para criação e edição de planilhas e gráficos para fins pessoais e profissionais, com formatações e fórmulas básicas e avançadas.

O Excel pode ser utilizado para criar Folha de Pagamento, Controle de Compras, Tabelas de Preços, Fluxo de Caixa, Controle de Contas a Pagar e a Receber, Controle de Produção, Controle de Estoque, Boletim Escolar, Controle de Pessoal de Gastos, etc.

INTERFACE DO EXCEL:




CONHEÇA A GUIA INÍCIO:



PASTA DE TRABALHO
No Microsoft Excel, uma pasta de trabalho é o arquivo no qual você trabalha e armazena seus dados.
Pelo fato de cada pasta de trabalho poder conter uma ou mais planilhas, você poderá organizar vários tipos de informações relacionadas em um único arquivo. 

CÉLULA
O que é uma célula no Excel?  é o encontro de uma linha com uma coluna.

Endereço da Célula: Toda célula é indicada através de um endereço. O endereço é formado pela letra (ou letras) da coluna e o número da linha . Por exemplo, a célula formada pelo encontro da primeira coluna (A), com a primeira linha (1), possui o endereço A1 . A célula B35 é a célula formada pelo encontro da coluna , com a linha 35 





A seguir temos uma descrição dos principais operadores matemáticos: 
+ -> Adição 
- -> Subtração 
/ -> Divisão 
* -> Multiplicação

Sobre a sintaxe da fórmula : 
As fórmulas calculam valores em uma ordem específica conhecida como sintaxe. A sintaxe da fórmula descreve o processo do cálculo. Uma fórmula no Microsoft Excel começa com um sinal de igual (=), seguido do cálculo da fórmula. 


ADIÇÃO
O sinal de “+”: =A1+A2+A3
Soma os valores de um intervalo de células.

SUBTRAÇÃO
O sinal de “-”: =A1-A2-A3
Subtrai os valores de um intervalo de células.

DIVISÃO
O sinal de “/”: =A1/A2
Divide o valor de uma célula pelo valor de outra célula.

MULTIPLICAÇÃO
O sinal de “*” =A1*A2
Retorna o resultado da multiplicação das células.

POTÊNCIA
O sinal de “^” =A1^2
Retorna o resultado da célula A1 elevado ao quadrado “2″

MÉDIA
Sintaxe da fórmula =MÉDIA(A1:A3)
Retorna a média de um intervalo de células. Ou seja, é o mesmo que =(A1+A2+A3)/3

MÁXIMO
Sintaxe da fórmula =MÁXIMO(A1:A3)
Retorna o maior valor de um intervalo de células.

MÍNIMO
Sintaxe da fórmula =MÍNIMO(A1:A3)
Retorna o menor valor de um intervalo de células

SOMA
Sintaxe da fórmula =SOMA(A1:A3)
Retorna a soma de um intervalo de células.
=SOMA(A1:A3) significa que a fórmula realizará a soma do intervalo da célula A1 até a célula A3.
=SOMA(A1;A3) significa que a fórmula realizará a soma do intervalo da célula A1 e da célula A3.

AUTOSOMA
O Microsoft Excel 2010 possui o botão Autosoma para que você possa realizar cálculos rápidos que envolvem Soma, Mínimo, Máximo, Média e Contagem de número. Por padrão o botão AutoSoma realiza a soma de valores quando clicado uma única vez, para realizar as outras operações é necessário clicar na seta indicada.




















REFERÊNCIA ABSOLUTA
FIXAR CÉLULAS/TRAVAR CÉLULAS
Depois de escrever a fórmula, pressione a tecla F4.
REFERÊNCIA ABSOLUTA / RELATIVA E MISTA - CLIQUE AQUI
























FUNÇÃO CONDICIONAL
A função condicional mais utilizada é a função “=SE”. Com ela é possível, por exemplo, mostrar quando determinado item está fora de estoque e precisa ser reposto:
A fórmula =SE(A1=0 ; “Produto Indisponível” ; “Produto Disponível em Estoque”)
Neste caso a célula com endereço A1 contém um suposto número de itens em estoque. A célula que contém a fórmula acima mostrará se o item está indisponível ou está em estoque.


Como funciona a fórmula SE?
=SE(condição; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)

condição: Essa é a base de tudo, ou seja, que comparações a fórmula SE vai fazer para retornar o valor_se_verdadeiro ou então o valor_se_falso. Um exemplo para a condição é A1>0; Neste caso a função SE vai testar se o conteúdo da célula A1 é maior do que 0. Se A1 for maior que zero, vai retornar o valor_se_verdadeiro, caso contrário retorna o valor_se_falso;

valor_se_verdadeiro: Deve conter uma expressão de texto entre aspas, ou então um valor numérico sem aspas. Por exemplo: “Produto em estoque”.

valor_se_falso: Deve conter uma expressão de texto entre aspas, ou então um valor numérico sem aspas. Por exemplo: “Produto em falta”.

Essa fórmula fica assim:
=SE(A1>0;”Produto em estoque”; “Produto em falta”)





Outro exemplo:
=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)
=SE(F2>=7; “Aprovado”;”Reprovado”)
Entenda:
  • “=” Inicia uma fórmula/função
  • “SE” Chama a função SE
  • “F2>=7;” Especifica qual será o teste lógico, ou seja F2 corresponde à média de Júlio (A2). Se esta média for maior ou igual a 7 teremos duas respostas: verdadeiro ou falso.
  • “Aprovado” Especifica o valor do campo “valor_se_verdadeiro”, ou seja se o teste for verdadeiro o Excel exibirá este campo, Aprovado.
  • “Reprovado” Especifica o valor do campo “valor_se_falso”, ou seja se o teste for falso o Excel exibirá este campo, Reprovado.
Funções lógicas do Excel - SE() - E() - OU() 


FUNÇÃO SOMASE
O SOMASE trata-se de uma função de soma condicionada. Para entender como funciona a função:
=SOMASE(intervalo;critérios;intervalo_soma)
  • “=” Significa a chamada para uma fórmula/função
  • “SOMASE” Chamada para a fórmula SOMASE
  • “intervalo” Intervalo de células onde será feita a análise dos dados
  • “critérios” Critérios a serem avaliados nas células do “intervalo”
  • “intervalo_soma” Intervalo de células onde ocorrerá a soma. Este intervalo corresponde aos valores dos dados do “intervalo”.
  • Ex: =SOMASE(C2:C8;”critério”;D2:D8).
  • Outro exemplo: =SOMASE(B2:B25,">5").
CONT
  • CONT.VALORES
  • CONTAR.VAZIO
  • CONT.SE
  • CONT.NÚMCONT.NÚM 
    Conta quantas células contêm números e também os números na lista de argumentos.
    Sintaxe: CONT.NÚM(valor1;valor2;...) 

    CONT.SE 
    Calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a determinados critérios.
    Sintaxe: CONT.SE(intervalo;critérios) 
    Intervalo: é o intervalo de células no qual se deseja contar células não vazias.
    Critérios: é o critério na forma de um número, expressão ou texto que define quais células serão

    contadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "maçãs".

    CONT.VALORES 
    Calcula o número de células não vazias e os valores na lista de argumentos.
    Use CONT.VALORES para calcular o número de células com dados em um intervalo ou matriz.
    Sintaxe: CONT.VALORES(valor1;valor2;...) 
    Valor1; valor2;...: são argumentos de 1 a 30 que representam os valores que você deseja calcular.
    Neste caso, um valor é qualquer tipo de informações, incluindo texto vazio (""), mas não incluindo células
    em branco.

    CONTAR.VAZIO 
    Conta o número de células vazias no intervalo especificado.
    Sintaxe: CONTAR.VAZIO(intervalo) 
    - Intervalo: é o intervalo no qual se deseja contar as células em branco. 

PROCV 
PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; procurar_intervalo)
Assim:
Onde:
valor_procurado: Significa o termo que vamos procurar na tabela de dados. Essa informação será pesquisada sempre na primeira coluna do intervalo de dados passados no segundo parâmetro.
matriz_tabela: É o intervalo de células que corresponde a tabela de dados de origem. Ou seja, nesta tabela deverá conter o termo pesquisado e os valores que serão retornados.
núm_índice_coluna: Deve ser informado um valor numérico que represente, dentre do intervalo informado, a posição da coluna que contém os dados que serão retornados.
procurar_intervalo: Se quiser que a procura retorne valor apenas se a correspondência for exata, informe 0 (FALSO). Se quiser uma correspondência aproximada, digite 1 (VERDADEIRO).

PROCH
PROCH(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; procurar_intervalo)


Ampliando os conhecimentos:
http://blog.planilhasexcel.com

SOMASE 
Adiciona as células especificadas por um determinado critério.
Sintaxe: SOMASE(intervalo;critérios;intervalo_soma)
- Intervalo: é o intervalo de células que se deseja calcular.
- Critérios: são os critérios na forma de um número, expressão ou texto, que define quais células serão
adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "maçãs".
- Intervalo_soma: são as células que serão realmente somadas.
Exemplo:
=SOMASE(A2:A5;">160000";B2:B5) retorna a soma das comissões para valores de propriedade acima
de 160000 (63.000).

  EXERCÍCIO PRÁTICO                                                 
1. No excel, aumentar a largura da Coluna A para 30. (Clicar com o botão direito do mouse sobre a Coluna A -> Largura da Coluna -> 30.
2. Mesclar do A1 até o D1 e digitar: Pesquisa Eleitoral 2014
3. Mesclar do A2 até o D2 e digitar: Região Ribeirão das Águas Limpas
4. Na Célula A3 digite: Nome do Candidato.
5. Na Célula B3 digite: Votos.
6. Na Célula C3 digite: Situação.
7. Na Célula D3 digite: Avaliação.
8. Copie a listagem abaixo, clique na célula A4 e cole.
9. Selecione do A1 até o D28  e aplique as Bordas.

João da Silva500
Paulo Carlos600
Mario César800
João de Deus125
Gardenaldo Souza23
Julio Amorim562
Maria de Lauro785
Pedro do Carmo633
Karina Teles200
Leticia Oliveira123
Mauro Rosa56
Sebastião Alves32
Mercedes Benito100
Leonardo Paulião63
Letícia Rosa23
Carlos Marcelo56
Lauro Borges89
Antonio Fonseca125
Lidia Araujo420
Pedro do Carmo326
Cenedário Julio300
Paulo Santos248
Ariana César100
Katia Paulo200
Marina Souza235

10. Aumentar a largura das colunas C e D para 20. Clique sobre o C com botão direito -> Largura da coluna-> 20. 

11. Na célula C4 vamos criar uma fórmula para analisar a SITUAÇÃO do candidato:
Se o candidato obteve mais de 500 votos; então ele CONTINUA na eleição; senão SE o candidato obteve mais de 100 votos; então ele tem POSSIBILIDADE; senão o candidato está FORA da eleição.

12. Na Célula D4 vamos criar uma fórmula para AVALIAR o candidato:
Se o candidato obteve mais de 500 votos; então ele é um candidato FORTE; senão SE o candidato obteve mais de 400 votos; então ele é COMUM; senão SE o candidato obteve mais de 100 votos é REGULAR; senão é FRACO.

13. Na Célula A29 digite: Quantidade de candidatos:
14. Na Célula B29 utilize uma das fórmulas Cont. para contar a quantidade de candidatos.

15. Na Célula A30 digite: Quantidade de candidatos que continuam. Use o Cont.Se para contar os candidatos que continuam.

16. Na Célula A31 digite: Quantidade de candidatos que estão fora. Use o Cont.Se para contar os candidatos que estão fora.

17. Na Célula A32 digite: Quantidade de candidatos fortes. Use o Cont.Se para contar os candidatos considerado "COMUM".

18. Na Célula A33 digite: Total de eleitores que responderam a pesquisa:. Faça a SOMA TOTAL de todos os votos para saber quantos eleitores responderam a pesquisa.

19. Na Célula A34 faça a SOMA DOS VOTOS dos candidatos que são "FORTE". (Somase)

20. Na Célula A35 faça a SOMA DOS VOTOS dos candidatos que são "REGULAR".(Somase)

21. Faça a Formatação Condicional de modo que os votos que são maiores que 100 apareçam na cor azul e os votos que são menores que 100 apareçam na cor vermelha.

22. Crie um gráfico em colunas com o nome dos Candidatos e Votos. Mova o gráfico para uma nova Planilha e coloque o título: Eleições 2014.



RESPOSTA - REVISÃO 2 - EXERCÍCIO TEÓRICO DO EXCEL 

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